http://www.restauranteaquavit.com/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/910160menus1_600X245.jpg http://www.restauranteaquavit.com/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/812880menus3_600X245.jpg http://www.restauranteaquavit.com/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/462489menus4_600X245.jpg http://www.restauranteaquavit.com/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/870339menus2_600X245.jpg http://www.restauranteaquavit.com/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/681541menus5_600X245.jpg
carta do mês de maio de 2009
Cartas Anteriores - 2009
Carta do mês de maio de 2009 

Eu realmente deveria abrir o Aquavit para café da manhã, e não estou falando de um brunch preguiçoso às 11 horas. Não, tem de ser um café às 6h:00 da manhã, para que meus clientes possam apreciar o que estou vendo e me deliciando neste momento: a alvorada no lago Paranoá.

O sol baixo faz tudo brilhar como se fosse o primeiro dia da terra, tudo selvagem e imaculado. Enquanto uma família de capivaras quebra o espelho da água ao atravessar para se esconder nas matas no outro lado, os pássaros voam em bandos, cantam e gritam nas árvores.  Realmente me sinto no Rio Araguaia e o skyline da cidade, branquíssimo, banhado pelo sol, mais parece um sonho de algo que ainda há por vir.

Isto é uma exceção. Em principio, nós aqui no Aquavit, não temos tempo para ficar contemplando nada, pois a agenda está lotada de compromissos.

Acabamos de criar o menu de maio, que estou lançando com esta carta. É um menu bem clássico e com cara do inverno que está chegando. Entre outras coisas: vieiras grelhadas com essência de tomate, palmito fresco empanado servido com fígado de ave e figos, pernil de cordeiro ao vinho tinto e cogumelos e, antes da sobremesa, aquele Roquefort delicioso do Rio Grande do Sul, servido com sapoti. A sobremesa vai ser uma torta de amêndoas recheada com framboesas pretas maravilhosas, produzidas por uma senhora em Brazlândia, que estão na época agora e tanto me lembram as framboesas das florestas da minha terra. Vamos ter bastante vinho tinto, que além de combinar com os pratos e o friozinho, brilha tão bonito nas chamas da lareira, que estará acesa todas as noites daqui para frente.

Algumas Notícias:

Dia das Mães  

Neste domingo abriremos para almoço, em homenagem às mães. Mesmo sem anunciar, já estamos com muitas reservas. Portanto, as reservas devem ser feitas o mais breve possível.

Brasília Gourmet O Correio Braziliense organizará nos dias 14 a 17 de maio de 2009, das 15h às 22h, no Espaço Contemporâneo ECCO, um evento gastronômico onde, entre outras coisas, alguns chefes da cidade ministrarão aulas de culinária. Eu darei uma aula no domingo 17 de maio, às 15h, em que vou ensinar como fazer salmão grelhado com endívias à la creme, crocante de pancetta e redução de pinot noir - um prato que fez muito sucesso no Aquavit. Se alguém quiser participar, as inscrições devem ser feitas pelo link www.brasiliagourmet.com.br.  São Paulo Food and Wine 

No início de junho, vamos participar do super evento São Paulo Food and Wine, que provavelmente é o melhor evento gastronômico na América Latina. Nossas expectativas são altíssimas, já que no ano passado participamos e foi super interessante, possibilitando a troca de idéias com os mais criativos chefes do Brasil, como Alex Atala, Helena Rizzi, Emmanuel Bassoleil e com top chefes internacionais. Além de dar aulas, vou fazer um almoço com 5 pratos junto com o sueco Tommy Franssila, que é chef executivo no Hotel Grand Hyatt, sob o tema: Um Olhar Nórdico nos Ingredientes Brasileiros. Mais detalhes estarão disponíveis em breve no site do evento que está prestes a ser lançado.

Viagem Gastronômica à Dinamarca 

Estamos fechando os últimos detalhes para a viagem gastronômica a Dinamarca. A viagem terá aproximadamente 10 dias de duração e acontecerá na última quinzena de agosto de 2009.

A gastronomia na Dinamarca está bombando. Copenhague é a terceira capital européia em número de estrelas do Michelin, só atrás Paris e Londres. Entre outras coisas, vamos jantar no bam bam bam restaurante NOMA, em Copenhague, que ganhou o terceiro lugar na lista dos 50 melhores do mundo. Vamos coletar chantarelles e mirtilhas na selvagem terra da Babette, dormir no castelo onde foram filmadas algumas cenas do filme. Colher maçãs, cassis e ameixas e muito mais no jardim gastronômico da Dinamarca, a ilha de Samsoe. Além disto, teremos um jantar em uma antiga fazenda onde o mais famoso enólogo dinamarquê, Jorgen Monster nos mostrará como harmonizar vinhos com a comida dinamarquesa. No final da viagem, visitaremos na minha cidade uma fazenda de criação de veados e depois meus pais prepararão essa deliciosa carne na casa deles, no jantar de encerramento da viagem.

Em breve enviaremos as informações exatas, com preços e datas. Quem quiser fazer sua inscrição prévia, sem compromisso, favor enviar um email para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Então, como se pode ver, estamos a mil e com várias novidades para os próximos meses.

Feliz Dia das Mães!

Abraços

Simon

Setor de Mansões Lago Norte
ML12 Conj. 1 Casa 5 - 71540-140 Brasília/DF
Reservas de seg. a sáb. das 14h00 às 21h00
Tel: 55 (61) 3369-2301, 9167-0037/9167-0210
Horário de funcionamento:
de quarta a sábado. a partir das 21h00